Como nós investimos

Política de Investimentos

A Política de Investimentos do FER contém regras claras e critérios objetivos para a escolha de ativos

Para o cumprimento de seus objetivos, em especial de formação de poupança pública, os recursos do FER são aplicados em ativos financeiros visando a proteção e a valorização de seu patrimônio.

A gestão responsável dos recursos é voltada para longo prazo e baseada na segurança, solvência, liquidez dos investimentos e na transparência da gestão.

Neste momento, o Fundo possui um modelo de gestão própria, ou seja, quando as aplicações são realizadas diretamente pela administração do Fundo.

Aportes

Aporte Inicial

O Fundo de Equalização da Receita iniciou suas atividades em Março de 2019 com um aporte inicial de R$ 102 milhões.

O aporte inicial foi composto por 10% sobre a participação especial do ano de 2018 e Fevereiro de 2019, conforme tabela abaixo:

Os aportes posteriores são entradas trimestrais de 10% da participação especial que o Município recebe conforme abaixo:

Aportes Trimestrais

Retiradas

Durante a Pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, parte dos valores do Fundo foram direcionados para desenvolvimento de políticas públicas no Município com vistas à manutenção da economia e, principalmente, da vida das pessoas.

A Câmara Municipal de Niterói aprovou a Emenda à Lei Orgânica nº 43/2020 que permitiu a utilização dos recursos do Fundo de Equalização da Receita – FER, para utilização em medidas de mitigação dos impactos econômicos e sociais provocados por pandemias.

Foram utilizados R$ 198 milhões dos recursos do FER nos anos de 2020 e 2021.

Aplicações

A escolha dos ativos irá se pautar pela diversificação, tanto na classe de ativos (Renda Fixa, Renda Variável, investimentos no Exterior) quanto na segmentação por subclasses de ativos, emissor, vencimentos diversos e indexadores, sempre visando à maximização da relação risco/retorno do montante total aplicado.

A política de investimentos se sustenta com a observância da legislação e normas vigentes, bem como as políticas de investimento e condutas já consolidadas praticadas por fundos públicos de caráter similar.

Desempenho das Aplicações

Total anual de rendimentos dos recursos do FER.

*Até mês de Agosto/2021.